A União Europeia e o Governo de Angola procederam no dia 31 de Outubro, em Luanda, à apresentação oficial de um programa para financiar a capacitação de quadros angolanos em distintas áreas, denominado "TrainForTrade", orçado em 3 milhões de euros (cerca de 4 milhões de dólares).
Este projecto destina-se a apoiar o Governo angolano na implementação de uma estrutura local de formação na área do comércio internacional. O projecto, com uma duração de seis anos (quatro anos de projecto propriamente dito e dois anos para avaliação e auditoria), é financiado através de fundos da União Europeia.
Um Comité de Coordenação Nacional (CCN) deverá e validar todas as orientações e políticas do projecto. O CCN será titulado pelo Ministério do Comércio e composto pelos principais responsáveis nacionais (Ministério do Planeamento, Ministério das Finanças, Universidades, etc.). O Comité deverá ainda promover mecanismos de coordenação interministeriais para as principais políticas comerciais nos ministérios relevantes.
O Programa TRainForTrade implementa actividades de formação e criação de capacidades com o objectivo de ajudar aos "Países em Desenvolvimento" a desenvolver capacidades locais sustentáveis no domínio do comércio, investimentos e das questões relativas ao desenvolvimento.
Falando na sessão de apresentação do projecto, o Embaixador, Chefe da Delegação da União Europeia em Angola, João Gabriel Ferreira, disse que o programa " enquadra-se no âmbito das acções de apoio ao desenvolvimento e capacitação institucional dos quadros locais, que vai estimular os profissionais a um maior intercâmbio e fluxo de ideias, capacitar os técnicos em negociações de acordos de negócios multilaterais favoráveis, e proporcionar outras vantagens no domínio do comércio e outros segmentos da economia nacional".
http://www.delago.ec.europa.eu/ao/novidades/uefin_comerciais.htm